09 outubro 2011

Neutrino mais rápido que velocidade da luz

image

Notícia do G1, com comentários intercalados do Tuba em modo citação:

Semanas atrás cientistas europeus divulgaram uma descoberta que promete abalar um dos pilares fundamentais da física: partículas que bateram a velocidade da luz. O anúncio foi feito por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS) a partir de dados obtidos no supercolisor do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern). Se for confirmado, pode gerar uma reformulação na teoria da relatividade de Albert Einstein.

Segundo os pesquisadores, os dados foram checados durante seis meses e as medições refeitas 15 mil vezes.

De acordo com o representante do Cern, James Gilles, a comunidade científica está convidada a analisar os dados e pede que outros físicos tentem repetir o experimento. Para isso, todas as informações referentes à pesquisa serão disponibilizadas online.

Já houve outros experimentos que mostravam a existência de velocidades acima da da luz, porém nenhuma confirmação através de reprodução de experimentos. Uma experiência apenas não basta para se confirmar um fato, é preciso repeti-la dezenas ou centenas de vezes, em diversos cantos do mundo, sempre respeitando com rigor as etapas do método científico.

Os pesquisadores afirmam que a publicação do experimento visa exatamente colocá-lo a disposição de outros cientistas, uma vez que eles admitem que a diferença é muito pequena.

"Meu sonho é que outro experimento independente encontre a mesma coisa -- daí eu ficaria aliviado", disse um dos pesquisadores.

O que aconteceu

Partículas elementares conhecidas como "neutrinos" foram lançadas do Cern, na Suíça, em direção ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, a 730 km de distância. Segundo os pesquisadores, elas chegaram 60 nanosegundos (ou 60 bilionésimos de segundo) mais rápido do que a luz em seu destino.

Parece pouco, mas segundo Einstein, nada no Universo poderia ser mais rápido que a velocidade da luz -- nem 1 nanossegundo.

O resultado abre "perspectivas teóricas completamente novas", disse o CNRS em  comunicado.

"Dito de outro modo, em uma 'corrida de fundo' de 730 km, os neutrinos cruzaram a linha de chegada com 20 metros de vantagem" , explicou o CNRS.

Milhares de experimentos já foram feitos no passado para testar os limites da velocidade da luz, mas até agora nada foi encontrado que fosse mais rápido que ela.

A verdade científica até o momento é de que não existe velocidade no Universo maior do que a da luz. Porém, a Ciência é algo em permanente construção e em constante aperfeiçoamento. Não existe verdade absoluta, apenas o que se considera verdade no momento, enquanto alguém não aparece com uma explicação melhor para um fato ou fenômeno.

Assista ao vídeo da notícia:

5 comentários:

1. Os neutrinos parecem estar viajando mais rápido que a luz pois os relógios sincronizados utilizados no experimento geram um sistema no qual a informação de tempo se propaga mais rápido que a luz. Neste tipo de sistema a luz (ou mesmo os neutrinos) podem ser utilizados para medir a velocidade com a qual a Terra se desloca no espaço. Isto gera um erro sistemático sobre o resultado obtido para a velocidade dos neutrinos.
    Assim é a Terra que se desloca no espaço com a velocidade de pelo menos 7km/s (na linha norte/sul que vai da Suíça até a Itália. Assim os não são os neutrinos que chegam mais rápido na Itália, mas a Itália que de fato se aproxima dos neutrinos enquanto eles estão viajando pelo interior da Terra...
    Vejam a explicação completa em:

2. E Deus fez separação entre a luz e as trevas Genesis 1:4

3. Um dia a Física irá descobrir que nada existiria sem Deus e até os ateus serão obrigados a acreditar nele.Alexandre Junger.

4. Si as leis da Física de Einstein estiverem errada será preciso encontrar um novo einstein e as leis de Einstein só servirão talvez pra este mundo relativo e quântiquo ou virá outo?Alexandre Junger

5. Policarpo, obrigado pela informação.

Quanto aos comentários anônimos, adoraria que um dia a Ciência pudesse comprovar a existência de Deus. O que eu acho sobre isso? Não sei!