img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

24 novembro 2010

Simulação: Agitação térmica e Temperatura

agitagas
Quando um corpo com temperatura mais alta entra em contato com um corpo com temperatura mais baixa, percebemos que a temperatura do primeiro diminui e a do segundo aumenta. O que ocorre é a transferência de energia térmica de um corpo para o outro. Calor é energia térmica em trânsito. Em outras palavras, o fluxo de energia que ocorre do corpo mais quente para o corpo mais frio denomina-se calor.

A transferência de calor cessa quando os dois corpos atingem a mesma temperatura, alcançando o chamado estado de equilíbrio térmico.

As noções de quente e frio estão relacionadas à agitação das moléculas do corpo. O movimento das moléculas de um corpo é tanto maior quanto mais quente o corpo fica. A agitação das moléculas e dos átomos de um corpo é denominada agitação térmica. Microscopicamente falando, o corpo possui energia cinética (energia do movimento), devido à agitação de átomos e moléculas. Por isso, a energia térmica nada mais é do que um tipo de energia cinética.

A temperatura é uma grandeza que permite avaliar o grau de agitação térmica das moléculas de um corpo. Quanto maior a agitação térmica das moléculas, maior a temperatura do corpo.

Na simulação a seguir, variando a temperatura do gás, há uma variação no grau de agitação dos átomos que compõem este gás. Teste você mesmo agora.

3 comentários:

  1. adorei...mas faltou você falar como se calcula as variações de temperaturas nas escalas(celcius,fharenht e kelvin...)ficaria melhor ainda...com esses detalhes...ok

    ResponderExcluir
  2. Adoreii tbm, tbm faltou cv falar da medida de Intensidde Termica das Particulass de um corpo.

    ResponderExcluir
  3. para formular uma respostas como posso fazer ??

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre