img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

02 maio 2010

Como converter texto em audio para ouvir no computador

Retornando às tubas-atividades, volto com novidades: agora o Tuba Física também disporá de textos que tratem de softwares educativos que podem ser utilizados no estudo de Física e de outras disciplinas de ciência. Para alunos e professores, apresentarei conteúdos de informática educativa, com links para tutoriais que explicam o funcionamento de softwares educacionais, além de dicas de como utilizar os programas nas aulas de laboratório de informática e na confecção e organização de objetos virtuais de aprendizagem.

No post de hoje, apresento uma maneira de converter textos do Word no formato de audiobooks Daisy, que podem ser rodados em tocadores Daisy. Física também é leitura, e muitas vezes é apropriado converter um texto em áudio para ouvi-lo no computador, ao invés de cansar a vista diante da tela do monitor, ou pode-se transferir o arquivo de audio gerado para qualquer tocador digital portátil, como mp3 players.

Leia a seguir uma sugestão de software livre eficiente para esta tarefa.

A tecnologia Mecdaisy é um conjunto de programas que permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado, elaborado para ser usado por deficientes visuais, pode ser utilizado também por quem está com a vista cansada de tanto ler na tela do monitor e não quer ter a despesa de estar imprimindo textos toda hora.

Baseado no padrão internacional Daisy - Digital Accessible Information System -, a ferramenta brasileira traz sintetizador de voz (narração) e instruções de uso em português brasileiro. Usando outros softwares (veja a seguir), é possível converter qualquer texto em formato Daisy e, após a conversão, abrir o arquivo gerado no tocador Mecdaisy. Nele é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito. O Mecdaisy permite que o usuário folheie, consulte o índice, pesquise e faça comentários.

A ferramenta está disponível gratuitamente no seguinte link: http://intervox.nce.ufrj.br/mecdaisy/leitura.htm .

Para converter qualquer texto no formato Daisy é possível usar o Microsoft Word, desde que se siga alguns pré-requisitos e se instale um plug-in que permite salvar o texto em Daisy xml e, em seguida, em Daisy DBT.
Como fazer isto? Leia um manual que eu adaptei de uma apostila do MEC. Clique aqui para acessá-lo via Scrib e fazer download em .pdf. Para ler um arquivo em pdf, é preciso um leitor deste formato. Você pode baixar neste link.
Se preferir, pode baixar o manual em .docx clicando aqui. Para quem não sabe, os arquivos em .docx são lidos apenas no Word 2007 ou superior.

IMPORTANTE: Os links no leitor do Scrib não são habilitados e não é permitido copiá-los. É preciso fazer o download do arquivo para poder copiar os links e depois colá-los na barra de endereço do navegador.

4 comentários:

  1. Achei valiosa e positiva sua iniciativa de ensinar como criar /transformar os arquivos texto para serem ouvidos ao invés de lidos. Isso é util para quem quer ajudar seus amigos que são deficientes também.
    Acho porém oportuno deixar um pedido, não é abuso de sua boa vontade... Será que tem jeito de você habilitar os links no corpo do passo a passo que vc deixou no SCRIBD? Tudo bem, pela preservação do seu esforço de autor. Mas digitar de novo com a janela aberta, ou escrever no papel em frente a tela do computador ficar dificil perde um pouco da praticidade pois tem aquele tanto de códig..para quem está começando a familiarizar-se. Por favor aceite meus elogios e veja isso ok?!
    Bjs

    Obrigada
    Helen - Educação

    ResponderExcluir
  2. Helen, muito obrigado pelo comentário e crítica, pois não havia percebido que os links ficam desabilitados no Scrib.
    Você pode fazer o seguinte: faça download do manual em pdf, no topo à esquerda ao lado de Print.
    Depois é só abril o arquivo pdf e copiar o link e colar no campo de endereço do navegador.
    Você precisa ter um leitor de pdf instalado no seu sistema. Pode baixar aqui: http://www.baixaki.com.br/download/adobe-reader.htm

    Mesmo assim, vou tentar disponibilizar uma forma de download em formato .doc. OK!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nenhum dos programas baixados não funcionam simplesmente não instalam :(

    ResponderExcluir
  4. Arquivos em pdf podem ser convertidos tambem?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre