img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

04 janeiro 2010

Não pinte sua casa de preto!

Uma notícia da agência FAPESP me chamou a atenção por tratar de pesquisas que trazem algo que pode parecer óbvio: um estudo analisou as tonalidades de cores aplicadas com mais frequência em fachadas de edifícios no Brasil para verificar as diferenças em absorção de calor proveniente da luz solar. O estudo mostra as cores que ajudam a economizar energia elétrica: obviamente, as mais claras. Porém há superfícies mais claras que acabam absorvendo mais calor do que superfícies um pouco mais escuras.

A pesquisa avaliou 78 diferentes cores e tipos de tintas, entre acrílica fosca, acrílica semibrilho e PVA fosca, extraídas dos catálogos de dois grandes fabricantes brasileiros. As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho escuro (70%).

O trabalho foi desenvolvido como tese de doutorado por Kelen Almeida Dornelles, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Por absorver grande parte da energia solar, essas cores contribuem para o aumento da temperatura da parede, transmitindo, assim, mais calor para o interior dos ambientes. O resultado é que o consumo de energia elétrica acaba sendo maior, devido ao uso de ar condicionado e de ventiladores. O mesmo vale para telhados, ou seja, telhas de cores claras absorvem menos calor e podem contribuir para o menor consumo energético em dias de sol.

A análise indica que, se as paredes externas fossem pintadas com cores claras, que absorvem pouca radiação solar, o ganho de calor também poderia ser reduzido, minimizando a necessidade de refrigeração artificial. Nesse caso, a cor branca absorve cerca de 20% do calor solar, seguido do amarelo-claro (28%), pérola (28%), marfim (28%), palha (30%), branco gelo (33%) e do azul-claro (35%).

Observe que a cor branco gelo reflete menos luz do que cores como marfim, pérola e palha (tons de amarelo-claro). É preciso ter cautela na hora de escolher as tonalidades, porque a coloração das tintas pode enganar. Em ambientes externos, nem sempre as cores mais claras absorvem menos luz solar, uma vez que mais da metade do espectro da radiação solar está na região do infravermelho, que não é visível a olho nu. Com isso, uma superfície visualmente clara pode concentrar mais calor do que uma superfície um pouco mais escura.

Este e outros estudos mostram que a absorção de calor vai depender da tonalidade e do tipo de tinta. O tipo de acabamento da tinta utilizada também interfere na quantidade de calor absorvida pelas superfícies pintadas com uma mesma cor: as tintas acrílicas com acabamento semibrilho absorvem mais calor solar do que as acrílicas com acabamento fosco.

Texto adaptado do site da agência FAPESP.

Para ler o artigo Influência das tintas imobiliárias sobre o desempenho térmico e energético de edificações, apresentados nos congressos com base nos resultados da tese de doutorado de Kelen de Almeida Dornelles, clique aqui.

Comentário do Tuba

Sabemos que os corpos escuros absorvem uma porção maior da radiação que neles incide, enquanto os corpos claros e lisos refletem a maior parte da radiação incidente (você pode entender radiação neste caso como calor, que é um tipo de radiação). Porém, os corpos que apresentam grande poder de absorção são também bons emissores e vice-versa. Isto significa que uma residência que tenha paredes externas claras permite menor entrada de calor no verão e menor saída de calor no inverno. Logo, as casas com paredes claras sempre serão mais eficientes, ou melhor dizendo, mais ecológicas, do que as de paredes escuras.

5 comentários:

  1. Caro Prof. Tuba,
    apenas gostaria de salientar que as paredes de cores claras não necessariamente são responsáveis pela menor saída de calor no inverno, pois esta perda de calor (radiação térmica de onda longa) não depende da cor (absortância), mas sim de outra propriedade (a emitância) da superfície, que é função do brilho superficial, e também do isolamento térmico que esta parede possui (ou melhor falando, da Inércia Térmica do sistema construtivo).
    Grata pela divulgação dos resultados da pesquisa.
    Att.
    Kelen Dornelles

    ResponderExcluir
  2. pooooxaaa pra que eu fui abrir este site pos queria pintar minha casa de preto com detalhes rosa
    por fora poooxa é uma pena saber disso agora vou ver outra cor concerteza de que nao quero mais preto

    ResponderExcluir
  3. Mesmo assim vou pinta a minha casa e e o telhado de preto fosco,acho que meu gosto vale mais que uns pilas a mais na conta de luz.

    ResponderExcluir
  4. Uma dúvida... caso eu pinte o muro, que recebe muito sol da tarde, na com cor clara, isso nao irá refletir radiação para dentro de casa ?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre