img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

16 janeiro 2010

Cerveja geladinha em menos tempo

A dica é bem conhecida de muitos donos de bares: para gelar a cerveja mais rapidamente, de forma eficiente e barata, eles seguem a fórmula: misturar álcool, gelo e sal. Uma perfeita salmoura!

Material necessário:

- caixa de isopor
- Um saco de gelo (de preferência sal grosso)
- Álcool líquido
- Sal

Procedimento:

Coloque a cerveja na caixa de isopor. Espalhe o gelo em cima e embaixo das latinhas.
Coloque uma camada de gelo e outra de latinha; outra de gelo, outra de latinha. Deixe um espaço para o gelo se acumular entre as latas. Isto acelerará o processo.

Pegue um pouco de sal, pode ser também sal grosso, numa quantidade razoável para o tanto de latinhas e coloque por cima da cerveja. Pegue um litro de álcool ou mais e jogue por cima de tudo. Misture bem, depois tampe a caixa de isopor e aguarde um pouco.

O gelo vai derreter muito mais rápido do que normalmente e em questão de alguns minutos você terá a cerveja no ponto: geladinha!

Qual a explicação física para este fenômeno?

No post anterior, vimos que o ponto de fusão da água diminui quando se adiciona sal, devido a uma propriedade coligativa da química chamada crioscopia. Por isso, ao adicionar sal, o gelo irá derreter a uma temperatura menor ou bem menor que 0ºC, dependendo da quantidade de sal adicionada. O processo de derretimento do gelo é um processo endotérmico, ou seja, absorve calor do meio para poder ocorrer. Uma vez que o gelo é derretido pela adição do sal, este processo rouba calor do meio externo, fazendo com que a temperatura da cerveja diminua abaixo de zero. Ela pode chegar a -19°C.

Outro fato é que a água na fase liquida conduz melhor o calor do que o gelo (Lembre-se que o gelo é um isolante térmico – por isso em lugares extremamente frios constroem-se casas de gelo, os chamados iglus, para se proteger das baixas temperaturas). Portanto, como resultado, a água líquida (na verdade, uma solução de água, álcool e sal) “retira” calor da cerveja com facilidade. E se a cerveja for acondicionada em lata (o alumínio também é um bom condutor de calor), ela perderá calor ainda mais rápido e, em poucos minutos, estará geladinha, no ponto!


No entanto, qual é o papel do álcool no processo?

Bem! O álcool, também por efeito crioscópico, ajudará na redução do ponto de fusão da água, apesar de que a condutividade térmica dele ser aproximadamente três vezes menor que a da água. Além disso, o álcool evapora mais rápido, servindo como reforço na "retirada" da energia térmica da cerveja.

Por fim, recomenda-se gelo triturado, para aumentar o efeito e obter-se uma temperatura mais homogênea, pois quanto maior for a superfície de contato do gelo, mais rápido será o resfriamento.

Enfim, lembre-se: SE BEBER, NÃO DIRIJA!

E reflita sobre a seguinte frase: Sabe aquele bucho que você odeia? Ou seja, cerveja!

5 comentários:

  1. muito boa a explicação! sempre há briga entre amigos que dizem q a salmoura nao funciona e outros q dizem q funciona!

    ResponderExcluir
  2. uma bomba de gelada...!!!!!ahauhauhauhaua

    ResponderExcluir
  3. Huummmm. Isso me fez pensar .... Se o sal na água faz com que a mistura mantenha o estado líquido abaixo de 0ºC, qual o ponto de solidificação da água do mar?

    ResponderExcluir
  4. caixa de isopor
    - Um saco de gelo (de preferência sal grosso)
    - Álcool líquido
    - Sal


    gelo de sal grosso
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre