img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

25 dezembro 2009

Falha Deles: A mão não grudou na porta do helicóptero


VÍDEO - Há filmes, principalmente de ficção científica, que permitem discutir muitos conceitos e fenômenos físicos, seja porque a cena foi produzida com o máximo rigor científico ou porque, por desconhecimento ou descuido, leis da física não foram obedecidas.

Um filme muito bom para analisarmos erros e acertos na área de Física é o hollywoodiano “O Dia Depois de Amanhã”, lançado em 2004. Vimos no penúltimo post “Não confunda poste com picolé” que, se segurarmos uma peça metálica que esteja a uma temperatura muito abaixo de zero, a mão pode ficar grudada, bastando que esta esteja úmida. E quase sempre está, pelo menos um pouquinho.

No filme citado, um helicóptero cai porque o motor congelou. É dito no filme que a temperatura está 40ºC negativos. No solo, ou melhor, no gelo, o piloto abre a porta do helicóptero tocando com as mãos as partes metálicas do aparelho sem luvas sem nada. Nessa temperatura, a mão deveria grudar; e isto não ocorre. Pelo menos uma das mãos toca a fuselagem do helicóptero e é retirada sem problemas. Quer dizer, o único problema foi que o piloto morreu congelado antes de conseguir sair. Veja com seus próprios olhos no trecho do filme abaixo:



Se ainda não assistiu, assista ao filme “O Dia Depois de Amanhã”, fácil de encontrar na maioria das locadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre