img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

24 dezembro 2009

Eletricidade + chuva + salitre = apagão

Todos os anos a CEMAR, Companhia Energética do Maranhão, não faz o trabalho completo de manutenção preventiva de lavagem da rede de distribuição de energia elétrica de São Luís e cidades litorâneas vizinhas, que registram intensa ação do salitre.
A operação de lavagem permite a redução da ação do salitre, principal responsável pelos danos na rede elétrica no período das chuvas. O trabalho é realizado utilizando viaturas especiais equipadas com robôs de lavagem que são usados para remover o salitre acumulado nos transformadores e outros componentes das redes, impedindo que nas primeiras chuvas, que em São Luís ocorrem em dezembro, seja provocada a perda do isolamento do sistema elétrico, devido ao acúmulo de salitre nos isoladores da rede de distribuição, durante todo o período de estiagem (de agosto a dezembro na capital maranhense).
No entanto, este trabalho não é feito a contento, ocasionando pequenos apagões como os que ocorreram na madrugada do dia 23: as primeiras gotas de chuva que caíram em São Luís, depois de meses com a torneira de São Pedro fechada, bastaram para que vários transformadores e pontos das linhas da cidade sofressem piripaques, estalos ouvidos à distância no meio da madrugada.
O que a Física tem a ver com isso? Bem! A eletricidade explica o fenômeno: o salitre na fiação elétrica é dissolvido pela água da chuva que se esparrama pelos isolantes, entre os fios, e pelos contatos dos transformadores. A água, a baixa tensão, não é condutora de eletricidade, mas a água com sal é. Logo, formam-se curtos-circuitos que danificam as linhas de transmissão e os transformadores, causando os apagões.
Não sou entendido no assunto engenharia de redes de distribuição, mas acredito que deve haver tecnologia que ajude a diminuir os efeitos do acúmulo de salitre. Portanto, resta saber se a CEMAR está investindo o suficiente para evitar que este problema ocorra todo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre