img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

21 novembro 2009

O poder visual dos gráficos

Este post foi sugerido pela aluna Dhuely da turma 300.

Em tempos de ENEM, a revista Superinteressante deste mês traz um artigo curioso de Fernanda Viégas, pesquisadora e designer computacional na IBM, sobre gráficos que podem mudar o mundo. Ela mostra a importância dos gráficos como meio de agregar visualmente os dados, transformando-os em imagens nitidamente mais fáceis de interpretar. É bom lembrar que a habilidade de interpretar gráficos é fundamental para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio nos dias 5 e 6 de dezembro.

Um dos exemplos que a pesquisadora dá sobre a capacidade dos gráficos de revolucionar em determinadas áreas vem da história: A Guerra da Crimeia acontecia no mar Negro, entre 1853 e 1856: um conflito sangrento entre a Rússia e uma coligação entre Inglaterra, França e Império Otomano. Uma guerra normal, com os feridos e mortos de sempre. Mas nessa guerra houve um fato que causou uma revolução nos hospitais do mundo que, ainda hoje, reduz bastante o risco de morte por infecção hospitalar.

O cerne dessa revolução foi uma imagem. Uma imagem que não mostra campos de batalha, soldados feridos ou crianças mortas. É uma imagem de números - um gráfico. Florence Nightingale, uma enfermeira inglesa, resolveu usar estatísticas sobre a morte de soldados para pintar um retrato da situação. O diagrama revelou que a maioria dos soldados morria nos leitos de hospitais, e não nos campos de batalha - eram 10 vezes mais mortes causadas por tifo, cólera e disenteria do que por ferimentos de batalha. A falta de ar fresco, luz e higiene nos hospitais provocava milhares de mortes desnecessárias. Era a primeira vez que se via fatalidades militares com números - e o diagrama era tão dramático que o governo inglês resolveu melhorar as condições sanitárias dos hospitais militares. E, assim, reduziu a mortalidade de soldados de 42% para 2,2%. Tudo graças a uma imagem.

Fernanda diz que a visualização é isso: o poder de contar histórias e tomar decisões baseando-se em dados. Visualizações fazem com que assuntos complexos se tornem concretos e acessíveis. Elas não só retratam os fatos da nossa época, mas motiva o debate.

A pesquisadora criou o Many Eyes (http://www.many-eyes.com/), um site onde qualquer um pode visualizar os dados que deseja. Ela diz que há pessoas que o usam para enxergar o conteúdo do freezer. Outras, os convidados de seu casamento. Crianças descobrem os tipos de meias que têm em casa. Para ela a habilidade de transformar números em imagens e entender o que elas significam será cada vez mais importante. “Pois quem brinca de visualizar meias de familiares hoje visualiza o orçamento governamental amanhã”, acrescenta.

Leia o artigo completo na Superinteressante deste mês, que traz a reportagem de capa: “A pílula da inteligência”, mostrando que já existem medicamentos capazes de turbinar o cérebro – para você pensar, estudar e trabalhar mais e melhor. E pergunta: Mas até que ponto é seguro tomá-los? Leia a reportagem e forme sua opinião acerca do uso destes medicamentos que alguns estão considerando como uma espécie de dopping intelectual.

A revista Superinteressante custa R$ 10,95, nas bancas.
PRÓXIMO POST

IDÉIAS PRÁTICAS DE FÍSICA: Como improvisar um dinamômetro com uma escala em Newton, usando uma daquelas pequenas balanças de mola usada em feiras com um gancho em uma das extremidades.

Um comentário:

  1. Realmente, os gráficos nos ajuda a entender mais do que os textos simplesmente. O homém se detém mais às imagens.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre