img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

19 outubro 2009

Estimativas: Queimando Calorias

Considerando uma dieta normal, quanto de energia, em calorias, deve ser consumida por todos os habitantes de São Luís durante o período de um mês?

O texto abaixo é das alunas Fernanda, Taciane e Glenda.
Leia, ao final, um comentário sobre uma confusão muito grande que ocorre em relação à unidade caloria.

Calorias: a energia contida nos alimentos

A ditadura da caloria parece que veio para ficar, mas a pergunta é: o que é caloria?

Caloria é quanto de calor o alimento libera após sua digestão. Caloria é, resumidamente, a quantidade de energia que o alimento fornece, a energia que precisamos para tudo, o dia todo, até para dormir. Então, quanto de energia, ou melhor, quantas calorias são necessárias por dia?

O homem saudável adulto precisa aproximadamente de 2500 Calorias, e a mulher precisa de 2200 Calorias. E se ingerirmos mais do que isso? As calorias sobram e se acumulam em forma de gordura. É assim que engordamos.

Os principais alimentos energéticos são:
- Gorduras: cujo metabolismo de uma grama (1g) libera 9 Calorias;
- Carboidratos: cujo metabolismo de 1g libera 4 Calorias;
- Proteínas: cujo metabolismo de 1g libera 4 Calorias;
- Álcool: cujo metabolismo de 1g libera 7 Calorias.

Quando se fala de quantidade de calorias em um determinado alimento, fala-se em energia armazenada nas ligações químicas dos constituintes destes alimentos. A energia química é liberada no organismo através do metabolismo dos nutrientes absorvidos pelo sistema digestivo. Esta energia é responsável por todas as atividades vitais dos seres vivos, desde o funcionamento do cérebro, a atividade muscular, os batimentos cardíacos, até o crescimento dos cabelos e das unhas.

Comentário a respeito da unidade caloria

Caloria (símbolo: cal) é uma unidade de medida de energia não pertencente ao Sistema Internacional de Unidades. A caloria é definida como sendo o calor trocado quando a massa de um grama de água passa de 14,5 ºC para 15,5 ºC. A unidade no Sistema Internacional (S.I) é o Joule (J). 1 cal é igual 4,1868 J (exatamente).

Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água de 14,5 ºC para 15,5 ºC. O correto neste caso seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 calorias, na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias). Hoje também é comum expressar quilocalorias escrevendo-se a abreviatura de caloria "Cal" com a letra C em maiúsculo. Ex.: 1 Cal =1000 cal = 1 kcal, gerando uma imensa confusão.

Porém, na Física, é recomendável utilizar quilocaloria (kcal) ao invés de Caloria (Cal). As embalagens dos alimentos, desde 2001, conforme resolução do Ministério da Saúde, trazem grafada, na tabela nutricional dos alimentos, a unidade correta, que é a “kcal”. Pra que confundir se podemos simplificar?

Finalmente o cálculo da estimativa

O total de habitantes de São Luís é, de acordo com dados oficiais do IBGE, de 997.098 habitantes. Mas recentemente uma decisão judicial do TRF 1ª Região devolveu ao município de São Luís cerca de 30 mil habitantes que haviam sido incorporados desde 2006, por decisão Liminar da 6ª Vara Federal, ao município de São José de Ribamar. Reincorporando os 30 mil que lhe foram tirados há três anos, chega a 1.027.098 habitantes.

Havia uma briga da prefeitura com o IBGE, a primeira reivindicando 1 milhão de habitantes, inclusive insinuando que o censo de 2007 estava errado, para que, assim, garantisse o acesso ao fundo especial das capitais com mais de 1 milhão de habitantes.

Sabe como é: mais dinheiro no cofre municipal, mais grana para “investir” na cidade ou, para os que não acreditam em Papai Noel, mais grana para desviar.

Pois bem, Considerando, então, uma dieta normal de um adulto, seja homem ou mulher, de 2400 kcal e o total de habitantes de São Luís, a quantidade ideal de calorias consumida por todos os habitantes da capital maranhense por dia é 1.027.098 x 2400 = 2.465.035.200 kcal. Por mês a quantidade de calorias consumida é de 2.465.035.200 x 30 = 73.951.056.000 kcal ou cerca de 74 bilhões de quilocalorias por mês.
Haja comida!

3 comentários:

  1. O que será que tu quis dizer com esse post?

    ResponderExcluir
  2. Miriã, eu quis dizer que certas pessoas precisam perder calorias... han,han! Entendeu?

    ResponderExcluir
  3. Não! Eu não entendi! Que "certas pessoas" são essas? Além de ti, é claro!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre