img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

10 outubro 2009

Garotas na sala de aula prejudicam desempenho dos meninos

Se os homens tinham dúvidas que mulher atrapalha os estudos, agora há provas. Uma pesquisa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, mostrou que os meninos têm as notas mais baixas quando estudam com garotas, mas, em turmas de um sexo só, não há diferenças entre as notas. Quando tem mulher na classe, eles se distraem, deixam as melhores notas para elas e não passam no vestibular. “O problema da diferença das notas masculinas e femininas começa no primário e se reflete na faculdade”, afirma a pesquisadora Sheree Gibb, uma das responsáveis pelo estudo. Na Nova Zelândia, as garotas levam vantagem em todos os graus de ensino superior: têm 63 % dos diplomas de graduação, 57 % dos de mestrado e 51 % dos diplomas de doutorado. Tentando descobrir o motivo, os pesquisadores foram atrás das notas de escolas mistas e de um sexo só (na Nova Zelândia há escolas públicas unissex). As provas mostraram que, quando colocados em escolas masculinas, os garotos se comportam melhor e tiram notas tão boas quanto as delas. “A diferença no rendimento pode ser explicada pelo comportamento das crianças”, diz a pesquisadora. “Os meninos tendem a ser aéreos, agressivos e agir de modo inapropriado quando estão com garotas.”

Será que é por esse motivo que o Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, que só aceita alunos do sexo masculino, ficou em primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (ENEM)?

A verdade é que pesquisas mostram que, em países como o Brasil, as mulheres estão estudando mais que os homens. Isto significa que, em um futuro próximo, as mulheres passarão a dividir poder com os homens ou até tornarem-se mais poderosas que eles, por exemplo, haverá um número maior de mulheres chefes de estado ou executivas de multinacionais.

O primeiro parágrafo desse texto foi extraído da matéria “A queda das Certezas” da revista Galileu deste mês, nº 219. A matéria fala sobre como uma nova geração de economistas, linguistas e cientistas está colocando abaixo algumas de nossas maiores convicções, através das seguintes pesquisas:
  • TV deixa crianças inteligentes;
  • Filmes violentos diminuem o crime nas ruas;
  • Ler não é fundamental;
  • Rodízio coloca mais carros nas ruas;
  • Comer muito não engorda;
  • Não vale a pena economizar a água do prédio;
  • Árvores poluem e aquecem o planeta;
  • A pirataria melhora a economia;
  • Novelas diminuem o número de filhos.
Doidice? Então leia a revista Galileu!
OBSERVAÇÃO: O professor Tuba é colecionador da revista Galileu desde os tempos da Globo Ciência (nome antigo da Galileu). Ele possui todos os números, mas dois deles foram parcialmente danificados por um tornado que atingiu Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre