img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

26 outubro 2009

Lugar de arquivo corrompido é a lixeira

O texto a seguir é um extrato adaptado da reportagem “UMA IDÉIA PARA NOS LIVRAR DE SARNEY" de Eduardo Szklarz da revista Superinteressante deste mês. Para ler a reportagem inteira compre a revista na banca. As frases e expressões entre colchetes são comentários meus.

Protesto na rua não adianta muita coisa. Pra sufocar a corrupção, precisamos vigiar o passo dos políticos. E acabar com o pequeno poder [“jeitinho brasileiro”]. O caminho para isso? Colocar o governo na internet.

A reportagem constata que a tecnologia é capaz de sufocar a corrupção. E com só dois golpes: transparência e desburocratização.
É fácil entender por quê. Basta lembrar de um recente escândalo legitimamente brasileiro. O presidente do Senado, José Sarney, mexeu seus pauzinhos e descolou um emprego público pra parentes – graças a nomeações secretas. Atos como esses, selados e mantidos a portas fechadas, são o habitat natural da corrupção. “Quanto mais informações sobre a gestão tivermos, menor o nível de práticas corruptivas”, diz Daniel Kaufmann, ex-diretor do Instituto Banco Mundial e especialista no assunto. Ou seja: em uma gestão aberta, fica mais fácil fiscalizar os governantes. E mais fácil tirar políticos como Sarney do jogo.

A tecnologia prova que isso é verdade. A reportagem mostra alguns exemplos nos quais a tecnologia fez diminuir a corrupção: como o uso de quiosques eletrônicos, numa cidade indiana, para acabar com os subornos na hora de oficializar a compra ou a venda de um terreno, que antes dependia sempre de um contador público e, claro, de um suborno; nos EUA, pesquisa mostrou que um prefeito vê suas chances de reeleição despencar se for acusado de corrupção, isto considerando apenas como veículo de informação o rádio. Imagine se a internet for utilizada massiçamente para divulgar acusações de irregularidades de políticos.

Nem precisa imaginar, na verdade. A Universidade de Copenhague, na Dinamarca, calculou pra você. Depois de uma análise histórica de 113 países, pesquisadores chegaram a uma regra matemática: a cada 17 pontos percentuais de aumento no uso da internet em um país, a corrupção cai em 0,3 ponto numa escala de 5 pontos. Um exemplo: entre 1991 e 2005, o Uruguai viu o número de internautas subir de 0 % a 17 % da população, e a corrupção cair 0,4 ponto. “Ou seja: a internet pode explicar 73 % da queda da corrupção lá”, diz Jeanet Bentzen, uma das pesquisadoras. [Talvez seja por isso que, no Brasil, apesar de muita gente ter comprado computador, muitos não têm acesso à internet banda larga em casa devido ao preço e falta de oferta na maioria dos lugares, pois, com certeza, há muitos políticos que temem que a população seja mais informada e tenha acesso a diversos serviços pela rede, que faça diminuir seu poder ou exponha seus trambiques. Logo, popularizar a Internet é um perigo.]

Esse efeito não está só relacionado à corrupção casca-grossa dos políticos. Também tem a ver com as mutretas geradas pelo famigerado “pequeno poder”. Aprendemos a molhar a mão do guarda pra não tomar multa, a deixar uma “caixinha” na repartição pública pra acelerar um processo. Coisas que o povo daquela cidade indiana deixou pra trás com a ajuda de sistemas eletrônicos. E que está acontecendo no Brasil também. Hoje já é possível pedir passaporte direto pelo site da Polícia Federal. No estado de São Paulo, dá pra solicitar carteira de motorista e vistoria no carro pelo portal online do Detran. Isso significa menos espaço para “favorzinhos”, ou para aquele despachante que garante ter um contato quente. O mesmo vale para empresas. Estados como Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul já usam o pregão eletrônico, pelo qual companhias interessadas em vender ao governo participam de um leilão online. Ganha quem oferecer o menor preço – e todos os participantes acompanham os lances. Um sistema que reduz o risco de o jogo ter cartas marcadas.
[Quanto aos males do “pequeno poder”, que fala o texto, vem do lamentável “jeitinho brasileiro” que, para alguns, é motivo de orgulho, mas que na verdade isso representa o germe da corrupção. Lembre-se que, geralmente, um assaltante de banco começou sua “profissão” roubando, por exemplo, um simples bombom no supermercado. Os adeptos do “jeitinho brasileiro” quase sempre são aqueles que costumam ser coniventes com a corrupção milionária dos políticos. Lembra daquela frase: “cada povo tem o governo que merece”?]

“Quanto mais a internet aproximar governos e cidadãos, melhor”, diz Helder Araújo, fundador da WebCitizen, consultoria dedicada justamente a essa aproximação, e autora de um ranking que mostra a quantas anda a relação online entre cidadão e governo em cada estado. Pode ser coincidência, mas entre os 3 últimos estados no ranking estão Maranhão [tinha que ser] e Amapá. O primeiro é o estado natal de José Sarney. O segundo é o estado pelo qual Sarney foi eleito senador nos dois últimos mandatos.
[Será que é por isso que o Maranhão tem um dos piores serviços de Internet banda larga do país. Informação aqui é considerada um perigo. Os oligarcas daqui – quem, quem? - sabem que investir na educação dos maranhenses representa um suicídio político a longo prazo. Não é mesmo Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, vulgo SEDUC?].

Um comentário:

  1. "investir na educação dos maranhenses representa um suicídio político a longo prazo"

    E bota longoooooo praaaaaaazo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre