img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

09 setembro 2009

Halo gigante ao redor do Sol em Imperatriz

Deu no site Imirante.com: Os moradores de Imperatriz (MA) e região foram surpreendidos no final da manhã do dia 1º de setembro último por um gigantesco halo colorido que se formou ao redor do Sol. Do aeroporto às ruas da cidade, funcionários de empresas, milhares de alunos e moradores em geral saíram a olhar o fenômeno que cobriu o Sol, com sua forma negra e arredondada, com a circunferência colorida nos tons de um arco-íris, levando quase uma hora para se dispersar.
Quem viu se deliciou e telefonemas foram disparados para chamar a atenção de familiares, namorados e amigos. “Olha para o céu! Olha para o céu!”, exclamava quem queria chamar a atenção para o fato. Na falta de informações, não faltaram palpites, com pessoas afirmando tratar-se de um fenômeno divino e também que “aquilo” era um sinal de muita chuva. Para a grande maioria das pessoas, ver um halo foi a primeira vez.

Como a Física explica esse fenômeno?

Apesar de muitas pessoas nunca terem visto, o halo é um fenômeno óptico muito comum e pode acontecer tanto ao redor do Sol como da Lua, ocorrendo quando a luz do Sol incide sobre minúsculos cristais de gelo presentes nas altas camadas da atmosfera e se refrata, decompondo a luz branca em suas sete cores básicas (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho). O mesmo efeito é também observado em um arco-íris.

Isaac Newton foi o primeiro cientista a analisar cuidadosamente o que acontece quando a luz atravessa um bloco de vidro triangular (que ficou conhecido como prisma). Certamente você já deve ter percebido algo semelhante ao que Newton observou: algum pedaço de vidro, um aquário ou algo do gênero produzindo faixas coloridas. Em geral são mais visíveis duas ou três cores - azul e vermelho, por exemplo, mas em situações favoráveis percebemos claramente faixas verdes, amarelas e roxas. Você pode observar facilmente este fenômeno, chamado de decomposição da luz branca ou dispersão da luz, utilizando um CD qualquer. Observe os reflexos produzidos que você verá uma variada gama de cores bem vivas. Com seu bloco de vidro Newton produziu seu pequeno arco-íris e estabeleceu as sete cores básicas.

Decomposição prisma
Em muitas circunstâncias, a luz branca incidente em um determinado material produz a gama de cores que Newton observou. O exemplo mais evidente talvez seja o arco-íris. Este belo fenômeno acontece quando o Sol está relativamente baixo, em um lado do céu, e no outro lado existem nuvens escuras de chuva. O arco-íris se forma quando a luz do Sol incide em gotículas de água em suspensão na atmosfera, durante ou após a chuva. Quando um raio de luz solar (luz branca) penetra em uma gota, ele se refrata, sofrendo dispersão. O feixe colorido é refletido na superfície interna da gota e, ao emergir, se refrata novamente, o que causa maior separação das cores. Evidentemente, esta dispersão ocorre em todas as gotas que estiverem recebendo a luz do Sol. A luz vermelha que chega ao observador situado na superfície da Terra é proveniente de gotas mais altas e a luz violeta, de gotas mais baixas. As luzes de cores intermediárias são provenientes de gotas situadas entre estes extremos.


O halo em torno do Sol se forma da mesma maneira que o arco-íris e o que se formou no céu de Imperatriz é chamado de halo de 22 graus, devido ao seu tamanho angular no céu. Normalmente, o fenômeno ocorre na troposfera superior, entre 5 e 10 km de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre