19 agosto 2009

Dicas de Sites: Trabalho sobre o Sistema Solar

Nosso sistema solar está composto pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas com suas luas e anéis, pelos planetas anões, asteróides e pelos cometas. Os cinco planetas mais brilhantes, que são visíveis a olho nu, já eram conhecidos desde a antiguidade. A palavra planeta em grego quer dizer astro errante. Depois da invenção do telescópio, outros 2 planetas do Sistema Solar foram descobertos: Urano em 1781 por William Herschel (1738-1822), Netuno em 1846 por previsão de Urbain Jean Joseph Le Verrier (1811-1877) e John Couch Adams (1819-1892).

Plutão foi descoberto em 1930 por Clyde William Tombaugh (1906-1997), e classificado até agosto de 2006 como o nono planeta do sistema solar. Desde então a União Astronômica Internacional reclassificou Plutão como "planeta anão", constituindo uma nova categoria de corpos do sistema solar, na qual também foram encaixados Ceres, o maior objeto do cinturão de asteróides entre as órbitas de Marte e Júpiter, e Éris (2003UB313) o maior asteróide do cinturão de Kuiper.

As turmas 200 e 201 farão um trabalho sobre os oito planetas do sistema solar. Existem na internet bons sites sobre astronomia, mas há um bem interessante, pertencentes aos professores Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Oliveira Saraiva do departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que traz bastante informações sobre os planetas. Clique aqui para acessá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário