img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

11 agosto 2009

Experimento: Lâmina Bimetálica

Uma lâmina bimetálica é constituída de duas lâminas de materiais diferentes (ferro e latão, por exemplo) unidas firmemente. Na temperatura ambiente, as lâminas são planas e possuem as mesmas dimensões. Quando é aquecida, como os dois materiais possuem coeficientes de dilatação diferentes, uma das lâminas se dilata mais que a outra. Para que as duas lâminas se mantenham unidas (com tamanhos diferentes), elas se encurvam, da maneira mostrada na figura abaixo.

Esta propriedade da lâmina bimetálica é muito usada para provocar aberturas e fechamentos automáticos de circuitos elétricos, como em um ferro elétrico automático, no qual a lâmina é utilizada como um termostato (dispositivo que mantém a temperatura aproximadamente estável).

Experimento

É comum encontrar como invólucro dos cigarros, no interior do maço, uma folha que apresenta duas faces: uma de papel comum e a outra de alumínio, coladas entre si.

Foram feitos dois experimentos, o primeiro utilizando papel de alumínio, daqueles de uso doméstico utilizados na cozinha, constituído apenas de alumínio. No segundo experimento, utilizou-se a folha de maço de cigarros, com alumínio de um lado e papel comum de outro.

Os alunos cortaram uma lâmina dos dois tipos de papéis e aproximaram dela uma chama (veja a figura abaixo e o vídeo da experiência). Mantiveram a chama a uma certa distância, no segundo experimento, para evitar que o papel comum se queimasse. No primeiro caso, a lâmina não se encurva; no segundo experimento a lâmina se encurva, sempre no mesmo sentido.
Nos dois experimentos, procure explicar o que acontece, lembrando-se de seus conhecimentos sobre dilatação térmica.

Considerando a segunda situação e de acordo com o que foi observado, qual dos dois materiais deve ter maior coeficiente de dilatação: o de alumínio ou o de papel?

Equipe: Flávia Costa, Keyla Cristina, Maria da Conceição, Patrícia Soares e Rogenilde dos Santos.

6 comentários:

  1. por que o aluminio nao dilata quando esta sozinho ?

    ResponderExcluir
  2. Não dilata quando está sozinho porque todas as partes dele se dilatam por igual, não há uma parte se dilatando mais que a outra, pois temos um só material, com o mesmo coeficiente de dilatação.

    ResponderExcluir
  3. iaê Tuba

    gostei deste sitee, foi muito informativo pra mim e minha equipe.
    OBG
    Falow Tuba

    ResponderExcluir
  4. parabéns professor gostei muito do seu site eu vou divulgar para a turma pois a maioria não sabe.

    ResponderExcluir
  5. n respondeu minha pergunta.....

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre