img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

17 junho 2009

Variação de temperatura causa problemas em pisos e azulejos

As segundas séries estudaram em Termologia o fenômeno da Dilatação Térmica, que ocorre com qualquer corpo devido à variação de temperatura. Há poucos dias, saiu uma notícia no G1 relacionada a esse assunto da Física.

A notícia dizia que a baixa umidade do ar e a grande variação de temperatura durante o dia, características típicas do outono, podem fazer com que revestimentos de pisos e azulejos se desloquem, estalem e até cheguem a trincar. Engenheiros da Prefeitura de Curitiba haviam atendido quatro ocorrências de problemas com revestimentos em imóveis da cidade.

Dizia também que a flexibilidade e o espaçamento do rejunte para dilatação devem ser levados em consideração para que não haja problemas com os revestimentos. É possível ainda que os fenômenos ocorram por choque térmico. Por exemplo, quando o chão seca após o morador ter passado um pano molhado sobre ele.

Portanto, ao contrário do que muitos pensam - que o espaçamento entre pisos e azulejos significa mera decoração – eles evitam que os revestimentos se danifiquem devido à dilatação térmica que pode ser considerável em regiões do país onde a variação de temperatura é grande durante o ano.

O problema será ainda maior se o piso ou azulejo for colocado em um dia muito frio. Se o espaçamento do rejunte ficar muito pequeno, quando esquentar, provavelmente, o revestimento irá se danificar.
A flexibilidade do rejunte também é importante, porque, se ela for pequena, será quase o mesmo que não ter espaçamento algum entre os revestimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre