img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

14 junho 2009

QR Code contra o velho código de barras

Esses quadrados pretos são os QR Codes, ou códigos de resposta rápida. O QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bidimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response (resposta rápida), pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por cameras digitais em formato VGA, como as de celulares. O QR Code é muito usado no Japão.

Para decifrar esse código bidimensional, basta aproximar a câmera do celular e fotografar o símbolo. Automaticamente, o celular acessa a página da web associada ao código. Para que isso seja possível, deve-se instalar um software para leitura e fotografá-lo para que a navegação inicie automaticamente.

Por necessitar de um aplicativo leitor para decifrar o código, não é qualquer celular com câmera que pode ler o QR Code. É necessário também que o aparelho rode um sistema operacional que permita a instalação do software.

Atualmente, o público é bem abrangente: o código 2D está em campanhas de publicidade, obras de arte e até em crachás de funcionários.

Os QR Codes ganham pontos em relação ao tradicional código de barras, aquele usado nos supermercados, por exemplo, pois guardam mais informações e são lidos com mais facilidade. Como comparação, o código convencional permite incluir apenas 13 dígitos numéricos, contra 7.089 caracteres no QR Code. Há ainda a vantagem de poder usar caracteres alfanuméricos — nesse caso são 4.296 caracteres. A leitura é possível até em casos em que o símbolo estiver sujo ou apagado, pois há uma tecnologia de correção de erros.

VELHO CÓDIGO DE BARRAS SAINDO DE CENA


5 comentários:

  1. Prof! Help!
    Não estou conseguindo resolver a atividade que é pra entregar na segunda. Perdi os cálculos e agora?
    O sr me dá um luz?

    Dhuelly
    Meu email eh dhuelly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Dhuelly,

    Já enviei um e-mail com a explicação.

    ResponderExcluir
  3. oi professor tdo bem?
    eu to achando uma certa dificuldade
    em fazer aquele trabalho sobre andar de carro em todas as capitais brasileiras. mas vlew pela explicaçao q vc me deu ajudou muito xauu!!!

    ResponderExcluir
  4. Camila, acho que o teu é um dos mais difíceis, mas tu vai conseguir.

    ResponderExcluir
  5. eu queria saber como se decifra um qr code professor

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre