img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

07 junho 2009

Um aparelho em stand by consome muita energia?

Texto adaptado do artigo de Marluce Alessandra Peron Garcia do site Baixaki.

A preocupação com o meio ambiente não se resume a salvar florestas e reduzir o desperdício de água. Uma questão mundial que gera grandes discussões é o consumo de energia e a busca por fontes renováveis, mais baratas e menos agressivas ao planeta.

Alguns países estão apostando em esforços para conscientizar a população com relação aos eletro-eletrônicos. Os aparelhos, mesmo não estando em uso, ainda consomem energia por estarem conectados na tomada, o que significa que há corrente elétrica passando pelo circuito do equipamento.

Na verdade, o termo correto para o estado em que se encontram esses aparelhos aparentemente desligados é stand by. Rádios e microondas, por exemplo, possuem um relógio digital que é exibido enquanto o aparelho está desligado e precisam de energia para que a luz do mostrador fique acesa. O termo em português equivalente para stand by seria “modo de espera” e é usado para denominar o estado em que o aparelho eletrônico está supostamente desligado, significando que o aparelho não está ligado, mas está pronto para voltar à ativa quando acionado.

Segundo estatísticas do governo da Inglaterra, a energia gasta pelos aparelhos em modo stand by corresponde a 8% do consumo total de eletricidade nas residências. Se continuar assim, imagina como será a conta de luz da tal Casa do Futuro, com vários aparelhos em stand by?

Os cientistas acreditam que a maioria dos problemas relacionados ao gasto de energia elétrica seria resolvida se o consumo dos aparelhos em modo stand by fosse abaixo de 1 watt. A ideia convenceu o mundo e tornou-se uma exigência da legislação europeia: os fabricantes de equipamentos eletrônicos precisam adotar esse padrão de consumo até 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre