img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

22 maio 2009

Consumo de energia elétrica de uma residência

Podemos estimar o consumo de energia elétrica de uma casa considerando as principais fontes desse consumo. Pedi aos alunos da Terceira Série que construíssem uma tabela mostrando a potência e o tempo de uso diário de 5 aparelhos domésticos. Pense na situação em que apenas os aparelhos que constam da sua tabela fossem utilizados diariamente da mesma forma na sua casa.

Na tabela, com cinco colunas, deve constar, na seqüência, o tipo de aparelho, a sua potência média em W (Watt), a potência convertida em KW (quilowatt), o tempo de uso diário de cada aparelho em horas e a energia média consumida pelo aparelho. Use a tabela abaixo como modelo:

Para escolher os aparelhos e verificar a potência média de cada um deles, clique aqui ou acesse o espaço do Tuba no Slideshare clicando neste link. Escolha os aparelhos, anotando o nome e a respectiva potência média em watts dadas na segunda coluna. Ignore as demais colunas da lista.

Preenchida as duas primeiras colunas da sua tabela, converta os valores das potências médias de watts para quilowatts (kW), simplesmente dividindo por 1000 (pois 1kW = 1000 W). Insira os valores calculados na terceira coluna (Potência média em KW). Estime o tempo de uso diário de cada aparelho em horas e anote na quarta coluna. Observe que você está estimando o tempo que cada aparelho permanece ligado por dia em média. Pense assim: se você tivesse tal aparelho em casa, quantas horas por dia ele costuma ficar ligado ou quantas horas você deixaria ele ligado por dia?
Na quinta coluna, calcule o consumo de energia diário de cada aparelho em kWh (quilowatt-hora). A energia elétrica (E) consumida por um aparelho é igual à potência (P) desse aparelho multiplicada pelo seu tempo (t) de uso (E = P . t). Portanto, basta multiplicar cada valor da terceira coluna (Potência média em kW) pelo valor da quarta coluna (Tempo de uso diário em horas).
Em seguida, some os valores da quinta coluna para obter o consumo de energia diário de todos os 5 aparelhos (este será o consumo de energia total por dia).
Supondo que o mês tenha 30 dias, multiplique o consumo de energia total por dia por 30, obtendo o consumo de energia total por mês. Supondo que o custo de 1 KWh é de R$ 0,40, quanto, aproximadamente, seria o consumo de energia elétrica mensal, em reais, da sua casa? Em outras palavras, qual será o valor da conta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre