img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

23 maio 2009

Dicas para a prova - Segunda Série

Calor, temperatura e equilíbrio térmico


Um dos pontos principais para a prova é o aluno saber diferenciar calor de temperatura. Também é importante saber o que é o estado de equilíbrio térmico.

Quando um corpo com temperatura mais alta está em contato com um corpo com temperatura mais baixa, percebemos que a temperatura do primeiro diminui e a do segundo aumenta. O que ocorre é a transferência de energia térmica de um para o outro. O calor é a energia térmica em trânsito. Em outras palavras, o fluxo de energia que ocorre do corpo mais quente para o corpo mais frio denomina-se calor.

Nos dois corpos em contato, a transferência de calor cessa quando os dois corpos atingem a mesma temperatura, alcançando o estado de equilíbrio térmico.

As noções de quente e frio estão relacionadas à agitação das moléculas do corpo. O movimento das moléculas de um corpo é tanto maior quanto mais quente o corpo fica. A agitação das moléculas e dos átomos de um corpo é denominada agitação térmica. O corpo possui, então, microscopicamente, energia cinética (energia do movimento), devido à agitação de átomos e moléculas. Por isso, a energia térmica nada mais é do que um tipo de energia cinética.

A temperatura é uma grandeza que permite avaliar o grau de agitação térmica das moléculas de um corpo. Quanto maior a agitação térmica das moléculas, maior a temperatura do corpo.


Escalas termométricas

As mais comuns são as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Na escala Celsius, foi convencionado que o ponto de fusão do gelo teria o valor de 0 ºC e o ponto de ebulição da água, o valor de 100 ºC. Na escala Fahrenheit, o ponto de fusão do gelo é 32 ºF e o ponto de ebulição da água é 212 ºF. Isto é inteiramente arbitrário.
Para converter uma temperatura da escala Celsius (TC) na escala Fahrenheit (TF) usa-se a seguinte expressão:


Zero absoluto e escala Kelvin

Verifica-se que quanto maior é a temperatura de um corpo, maior é a energia cinética das suas moléculas. Da mesma forma, quando a temperatura de um corpo diminui, a agitação de suas moléculas torna-se menor e o zero absoluto corresponderia a uma situação de energia cinética mínima dos átomos e moléculas do corpo.

O zero absoluto, então, é a menor temperatura possível no Universo, que na escala Celsius tem o vaor de -273 ºC (mais precisamente -273,15 ºC).

A escala Kelvin é também denominada escala absoluta porque não tem valores negativos. O zero dessa escala foi determinado para que correspondesse ao zero absoluto. O ponto de fusão do gelo na escala Kelvin é 273 K e o ponto de ebulição da água nessa escala é 373 K.
Para converter uma temperatura da escala Celsius (TC) na escala Kelvin (T) usa-se a seguinte expressão:


Veja, na figura abaixo, a comparação entre as três escalas de temperatura:

3 comentários:

  1. oi pr°tuba qual a diferença entre calor e temperatura

    ResponderExcluir
  2. Para quem perguntou abaixo qual a diferença entre calor e temperatura:

    Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, o corpo de maior temperatura cede energia para o corpo de menor temperatura. Esta energia que é transferida de um corpo para o outro se chama CALOR. Portanto, calor é um tipo de energia.

    Os átomos e moléculas de um corpo, seja sólido, líquido ou gasoso, nunca estão em repouso (popularmente se diria parados), eles estão sempre em agitação (em movimento). A TEMPERATURA mede o grau desta agitação dos átomos e moléculas de um corpo. Quanto maior a agitação, maior a temperatura. Logo, a temperatura nos diz o quanto os átomos e moléculas estão agitados.

    De maneira resumida, pode-se dizer que CALOR é energia térmica que se transfere de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura; e TEMPERATURA é a grandeza que mede o grau de agitação de átomos e moléculas de um corpo.

    As duas grandezas estão relacionadas da seguinte forma: quando um corpo cede energia térmica (que é um tipo de energia cinética) para outro (a energia térmica em trânsito se chama calor), a energia cinética média dos átomos e moléculas do corpo diminui, diminuindo, então, a agitação térmica e, conseqüentemente, diminuindo a temperatura.

    ResponderExcluir
  3. o que quer dizer comparação entre escalas e para que serve??

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre