img-feed img-feed-email

MURAL DO TUBA FÍSICA

AVISO
:
Este blog está sendo atualizado esporadicamente, pois o autor anda extremamente ocupado. Os demais blogs Tuba Livre estão sendo atualizados com frequência. Endereço no Facebook: http://www.facebook.com/tubalivre

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

24 maio 2009

Voando pelo Brasil com um avião da TAM

Os alunos da primeira série fizeram uma viagem “virtual” entre duas capitais brasileiras com um avião da TAM. Usando a definição de velocidade média, fizeram uma estimativa do tempo de viagem entre as duas capitais, supondo que o avião manteve, do início ao fim, a velocidade de cruzeiro determinada na sua ficha técnica.

Foram seguidos os seguintes passos para a resolução da atividade:

1. Vá ao site TAM Relações com Investidores: http://tam.riweb.com.br/ e clique em Perfil – Frota. Em Frota Atual, há vários modelos de aviões utilizados pela TAM atualmente. Escolha um dos aviões para fazer a “viagem”. Anote o modelo escolhido e a velocidade de cruzeiro do avião, que consta na Ficha Técnica.
Modelo: __________________________
Velocidade de cruzeiro: _______ km/h

2. Escolha, no mapa do Brasil, duas capitais brasileiras para viajar de uma para a outra. Você pode pesquisar na Internet um mapa do Brasil ou clique aqui para acessar o mapa do Guia Geográfico Brasil (tenha cuidado para escolher apenas capitais. Observe a legenda do mapa).
Capital de origem: _________________________
Capital de destino: _________________________

3. Verifique a distância aérea entre as duas capitais brasileiras escolhidas. Você, novamente, pode pesquisar em uma ferramenta de busca na Internet ou pode seguir a dica do Tuba, acessando o site da ITATRANS: http://www.itatrans.com.br/distancia.html. A tabela apresenta distâncias aéreas e distâncias terrestres. Você deve escolher a primeira, seguindo as orientações no cabeçalho da tabela. Anote o valor encontrado:
Distância aérea entre as capitais: _________ km

4. A pergunta agora é: desconsiderando os pousos e decolagens, quanto tempo o avião escolhido por você, viajando com a sua respectiva velocidade de cruzeiro, levaria para percorrer a distância entre as duas capitais que você escolheu? Dê o resultado do tempo de viagem no formato de horas e minutos. Lembre-se que, para um movimento uniforme, a velocidade constante é igual à distância percorrida pelo tempo decorrido (leia o post anterior sobre movimento uniforme).

Neste cálculo, não estamos levando em conta o tempo de pouso e de decolagem, porque senão os cálculos se tornariam mais complicados. O problema é que isto afeta um pouco o valor estimado, resultando em um tempo menor do que o real.

A velocidade de cruzeiro pode ser atingida na etapa do vôo de uma aeronave compreendida entre o final da subida e o início da sua descida, ao aeroporto de destino. O vôo em cruzeiro é um vôo reto e nivelado, caracterizado pela altitude e a velocidade nos quais a aeronave tem a maior relação entre sustentação (força que mantém o avião no ar) e arrasto (força que a tração dos motores tem que vencer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua sugestão, crítica ou dúvida no Tuba Física:

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT
ATENÇÃO: Siga ou adicione o Tuba nas seguintes redes sociais e você será seguido ou adicionado: Siga o Tuba no Twitter, Meme, Youtube, Yahoo Respostas, Skoob e/ou diHITT .

Divulgue o Tuba Física

Família Tuba

Tuba Seguidores

Faça parceria com o Tuba! Ponha o link do Tuba Física no seu blog e me avise, seu link será inserido aqui, ajudando a aumentar o tráfego de ambos blogs.

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania

Tuba Agregadores

Central Blogs
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Física | Por Professor Tuba | Tuba Livre